VOLTAR

II Jogos da Celebração Indígena acontece em junho

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/
Autor: Viviane Teixeira
14 de abr de 2010

Encontro deve reunir representantes de todas as etnias acreanas

A realização da segunda edição dos Jogos da Celebração Indígena já está assegurada. O projeto enviado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), ao Ministério do Esporte foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. De acordo com o secretário da Setul, Cassiano Marques, depois da aprovação do projeto o governo inicia a fase de captação de patrocinadores. As empresas interessadas podem deduzir até seis por cento do imposto.

O encontro entre as etnias acreanas acontece na aldeia Puyanawa, em Mâncio Lima, no mês de junho, entre os dias 19 e 25. As competições devem reunir 30 representantes de cada povo indígena. A estrutura montada durante a primeira edição dos Jogos da Celebração será readequada para as disputas.

O objetivo é incentivar a prática esportiva entre a população indígena, sem perder a identidade nas aldeias. A natação será realizada no rio Moa e a canoagem também. Os jogos incluem ainda corrida rústica e de curta duração, cabo de guerra e lançamento de arco e flecha.

Além das atividades esportivas, a comunidade indígena irá participar do VI Encontro de Cultura Indígena, momento no qual eles poderão debater sobre a necessidade do resgate e manutenção da cultura e dos costumes, sobre a qualidade de vida e demandas das populações.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.