Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Jul de 2003
Encontro em Roraima está sendo realizado no auditório do Cefet até hoje
A II Reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Pan-Amazônico foi iniciada ontem no auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (Cefet). O evento está sendo direcionado para as lideranças sindicais, movimentos populares, lideranças indígenas e entidades internacionais da América Latina.
No primeiro dia, foram debatidas questões ligadas à defesa da autonomia da região Amazônica. Conforme uma das coordenadoras do evento, Érica Cavalcante, as principais temáticas foram comentários e propostas de luta contra o neoliberalismo americano, que tem como objetivo o total controle da Amazônia.
"Hoje a Amazônia está estrategicamente bem localizada e atrai o interesse de muitos países para terem o seu controle. Então, discutiremos as problemáticas da Amazônia e também elaborar formas capazes de se contrapor à política imperialista e neoliberalista do Estados Unidos", destacou a coordenadora.
Os participantes do fórum irão apresentar e debater as propostas para o anteprojeto do III Fórum Pan-Amazônico, a ser realizado nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2004 na Venezuela. O evento vai proporcionar a interação entre os participantes, que fizeram perguntas relacionadas aos mais diversos temas.
"O espaço está aberto para questões relacionadas na política imperial no continente e os avanços dos movimentos populares do eixo Pan-amazônico até o Caribe; socializar as informações sobre o momento político da cada país; montar estratégias de mobilizações e articulação dos movimentos sociais com base amazônida; e avaliar o impacto do papel e importância do III Encontro Sem Fronteiras", explicou Érica Cavalcante.
O encerramento do evento está marcado para tarde de hoje, quando os participantes irão finalizar as propostas de financiamento do III Encontro Sem Fronteira (ESPA) e as atividades preparatórias das caravanas do próximo encontro. Também será aprovado do projeto para o III Fórum.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.