VOLTAR

Igreja pede perdão na missa dos 500 anos

Jornal da Tarde (São Paulo - SP)
27 de Abr de 2000

Na missa em que os 500 anos de civilização cristã no Brasil foram lembrados, ocorrida na Praia de Coroa Vermelha (BA), um pedido de desculpas aos índios foi feito pelo presidente da CNBB, d. Jayme Chemello. Sem desautorizar o pedido, o enviado especial do papa, cardeal Angelo Sodano, enfatizou o papel da Igreja na formação do país. Minutos antes da fala do cardeal, um jovem pataxó apresentou um ponto de vista bastante diferente, falando sobre os 500 anos de massacre que acometeram as populações nativas.

O procurador do Ministério Público Federal na Bahia, João Bosco Araújo Fontes Filho, abriu inquérito para investigar os responsáveis pelos sucessivos erros na construção da réplica da nau capitânia, que custou R$ 3,85 milhões.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.