VOLTAR

IFMA inicia encontros para discutir temática indígena em abril

Instituto Federal do Maranhão https://portal.ifma.edu.br/home/
Autor: Valdália Andrade
23 de Fev de 2018

O Instituto Federal do Maranhão - Campus São José de Ribamar - sediará entre os dias 25 e 27 de abril de 2018 o seminário de encerramento do mês da temática indígena. Equipes do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social da Pró-reitoria de Ensino, juntamente com representantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (Neabi-Central), iniciaram nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, diálogos com a direção do campus no intuito de principiar aos encaminhamentos para a realização do evento, que este ano irá trabalhar questões relacionadas à territorialidade destas populações.

Na ocasião, foram recebidos pelo diretor geral do campus, professor Marco Antônio Torreão. Juntamente com a diretora de Ensino, Cleomar Pereira e a professora de História, Fabíola Holanda, abraçaram o projeto de encerramento do seminário, avançando em discussões que dizem respeito a alojamento, já que as atividades irão envolver estudantes. "A ideia é trazê-los para troca de experiências de modo que tenham participação ativa", diz o professor Hérlinton Nunes, coordenador do Neabi- Central. Segundo ele, é necessário organizar a estrutura para abrigar os momentos de conferência, palestras e oficinas. "Agradecemos a disponibilidade da gestão do campus em acolher uma atividade pedagógica desta magnitude", complementa.

"Estamos aqui para conhecer o projeto", comentou o professor Marco Antônio Torreão, que constituiu a equipe Neabi do Campus São José de Ribamar. Aos participantes do encontro lembrou que o espaço está envolvido com populações indígenas, ribeirinhas, quilombolas, marisqueiros e pescadores, o que conduz a escola e seus acontecimentos a uma relação de parceria com a prefeitura, por meio de suas secretarias, entre elas a de Agricultura.

"A diversidade está aqui. Registro a satisfação de ser recepcionado pelo campus", pontuou o professor João Batista Botelho, chefe do Departamento de Direitos Humanos e Inclusão Social, lembrando que o Neabi hoje é uma unidade institucional, um braço a mais para fazer acontecer a política da pluralidade nas questões étnico-raciais, culturais, indígenas e de educação no campo.

Um dos objetivos do Seminário em 2018 é alcançar ampla participação das unidades do IFMA. A direção do Campus São José de Ribamar, durante a reunião, mostrou-se disponível para fazer a mobilização junto aos diretores da rede. Caberá ao DDHIS iniciar as articulações no âmbito da Reitoria no intuito de criar condições administrativas, técnicas e políticas para que o evento seja bem-sucedido. "Sinto-me satisfeito por iniciar o ano com estes parceiros. A esperança é que tenhamos uma atividade bastante exitosa neste mês de abril", finalizou João Batista Botelho.

A reunião contou ainda com as presenças da professora Maria do Socorro Coelho - secretária executiva do Neabi/IFMA e demais servidores do DDHIS, entre eles Denilra Ferreira, Yuri Rios e Maria da Graça Sena.

https://portal.ifma.edu.br/2018/02/23/ifma-inicia-encontros-para-discut…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.