VOLTAR

IEF e Sema iniciam oficialmente as atividades do Plano de Manejo da Flota Amapá

Corrêa Neto - http://www.correaneto.com.br
Autor: Lilian Guimarães
23 de Nov de 2011

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Coordenadoria de Acesso aos Recursos Florestais (Carf), iniciou oficialmente as atividades do Plano de Manejo da Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP).

O coordenador da Carf, Marcos Almeida, informou que técnicos do IEF, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), já realizaram a primeira expedição de campo.

"O primeiro grupo viajou no período de 9 a 17 de novembro. Agora, iniciaremos a segunda etapa, que ocorre do dia 23 de novembro a 2 de dezembro. Em seguida o terceiro grupo irá viajar de 9 a 19 de dezembro. Tendo como principal objetivo identificar, divulgar e mobilizar os atores como instituições governamentais, não governamentais e comunidades", destacou Marcos Almeida.

O coordenador da Carf complementa afirmando que o maior desafio do IEF e Sema é fazer com que o plano de manejo seja um processo participativo, com o envolvimento ativo da sociedade civil em todas as etapas. E mostrar as oportunidades de desenvolvimento econômico e social, ao fazer o uso dos recursos renováveis e não renováveis da Flota/AP em bases sustentáveis.

O trabalho será realizado nos dez municípios da área de abrangência da Flota/AP, que são: Oiapoque, Calçoene, Amapá, Pracuúba, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Porto grande, Mazagão, Pedra Branca do Amaparí e Serra do Navio.

O que é o Plano de Manejo?

Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais da unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade.

http://www.correaneto.com.br/site/?p=17374

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.