VOLTAR

IEF apresenta Programa Estadual de Florestas do Amapá no Rio de Janeiro

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
23 de Out de 2014

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) concluiu o Programa Estadual de Florestas do Amapá (PEF) no primeiro semestre de 2014, após o processo de construção coletiva realizado entre órgãos ambientais do Estado e o Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ). Na última quinta-feira (22), o IEF foi a UFRRJ apresentar o resultado desse trabalho e as políticas florestais do Estado propostas no documento.

Ana Euler, diretora-presidente do IEF, apresentou o PEF durante o Seminário de Apresentação das Políticas Florestais dos Estados de Sergipe e do Amapá, realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, através do seu Instituto de Florestas e da sua Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica (Fapur). Durante o evento, foram abordados temas relevantes da política florestal nacional e houve apresentação das políticas florestais em curso nos estados destacados no evento.

PEF

O Programa Estadual de Florestas foi criado através de decreto do Governo do Estado em junho de 2014, e é o instrumento norteador das ações do Estado na área florestal. Foi resultado de dois anos de trabalhos, seminários, estudos, diagnósticos e planejamento. O professor doutor José de Arimatéia, coordenador da equipe da Fapur que se dedicou a elaboração deste documento, sistematizou as ideias e apresentou a versão final que esta disponível para download AQUI

O IEF é a autarquia que responde pela execução das políticas florestais do Estado e esteve a frente do trabalho de construção do PEF, selando a parceria com a UFRRJ, ainda no ano de 2013.

Amapá

O Amapá tem cerca de 95% do seu território recoberto com floresta, e 72% em unidades de conservação e terras indígenas. Conta com 18 unidades de conservação federais (14) e estaduais (4). Somente a Floresta Estadual do Amapá recobre 16,5% do território amapaense. Esse quadro coloca para o governo atual e para os governantes futuros o desafio de promover o desenvolvimento sustentável, conciliando crescimento econômico, distribuição dos benefícios à sociedade e manutenção do equilíbrio ambiental.

Ana Euler, diz que no momento em que se apresenta à sociedade uma política florestal, cujo guia é este Programa, fica claro a determinação institucional de assegurar as ações voltadas ao manejo, à conservação, e ao desenvolvimento das florestas e demais formas de vegetação amapaenses. "Ao implementar e executar eficaz e efetivamente o Programa Estadual de Florestas, governo e sociedade amapaenses estarão garantindo às atuais e futuras gerações o manejo civilizado e inteligente das suas florestas, inclusão social, redução da pobreza e geração de renda", concluiu a Diretora.

Objetivos

São objetivos do Programa Estadual de Florestas:

I - fortalecer as instituições competentes afetas ao setor florestal;
II - promover o desenvolvimento florestal do estado em bases sustentáveis e com participação e inclusão social;
III - robustecer as atividades silviculturais, inclusive aquelas decorrentes do cumprimento da reposição florestal;
IV - estimular a consolidação e expansão das indústrias florestais já instaladas no estado;
V - consolidar o sistema estadual de unidades de conservação;
VI - implementar o cadastro ambiental rural dos imóveis rurais do estado e registrar as reservas legais no cadastro;
VII - estabelecer um efetivo e continuado processo de concessões em florestas públicas sob domínio do Estado;
VIII - apoiar a elaboração de instrumentos de política voltados ao uso sustentável e proteção dos recursos florestais.
IX - estimular a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas florestais.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/554

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.