VOLTAR

ICMBio: sete anos de proteção ao patrimônio ambiental brasileiro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
26 de Ago de 2014

Criado para proteger a natureza e promover o desenvolvimento socioambiental brasileiro, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) completa na próxima quinta-feira (28) sete anos. Um dos principais desafios do Instituto é conservar a maior biodiversidade do planeta. Por isso, está presente em todos os estados do Brasil e administra 313 Unidades de Conservação (UCs), o correspondente a quase 9% do território nacional.

O ICMBio foi criado a partir da redistribuição do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em 28 de agosto de 2007. Diante dos desafios que envolvem as ações para proteção do meio ambiente, coube ao Instituto atribuições relacionadas às ações da política nacional de Unidades de Conservação da natureza, fomento e execução de programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e de educação ambiental. Além disso, o ICMBio também é responsável pela execução de políticas relativas ao uso sustentável dos recursos naturais renováveis, apoio ao extrativismo e às populações tradicionais.

Fazem parte das UCs administradas pelo ICMBio parques nacionais, reservas extrativistas, reservas biológicas, estações ecológicas e florestas nacionais, entre outras categorias de Unidades de Conservação. A gestão dessas áreas, que são protegidas, inclui desde ações para proteção, por meio de atividades de educação ambiental, pesquisa e monitoramento, até a promoção do ecoturismo e melhoria da qualidade de vida dos povos e comunidades tradicionais que vivem nessas regiões.

O ICMBio também é responsável por 15 Centros de Pesquisa e Conservação, que desenvolvem ações para conservação e recuperação das espécies ameaçadas de extinção. Atualmente, 627 animais estão listados como ameaçados de extinção, sendo que mais de 50% deles ocorrem nas Unidades de Conservação federais. Para amenizar o problema, o Instituto Chico Mendes trabalha com a avaliação do risco de extinção, identificação de cenários de perda da biodiversidade, definição e implementação de planos de ação nacionais. Esses documentos são elaborados junto com outras instituições, governamentais, de pesquisa e não governamentais, e apresentam soluções para combater as ameaças que colocam em risco a fauna e os ambientes naturais brasileiros. A ideia é trabalhar para protegê-los e recuperá-los.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4952-icmbio-sete-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.