VOLTAR

ICMBio recebe crianças especiais da Apae

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
08 de out de 2014

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade recebeu no início de outubro crianças especiais da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Paraty (RJ). Cerca de 15 crianças especiais da instituição percorreram parte das trilhas do Jardim Botânico Ornamental, criado em 2005, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu, no estado do Rio de Janeiro.

Na ocasião, os alunos entraram em contato com diferentes espécies da flora nativa e exótica que vivem na região, vivenciando e aprendendo sobre seus diferentes usos. Eles também descobriram a importância ecológica através de explicações simples e lúdicas.

Após o breve percurso na mata, os alunos assistiram a uma palestra da bióloga e analista ambiental Sílvia Peixoto sobre a fauna da Mata Atlântica local e espécies arbóreas que atraem estes animais. "Foi uma troca muito interessante, eles também têm muito a nos ensinar. Senti-me gratificada em poder passar e receber novos conhecimentos de pessoas especiais. Um dos alunos, o Almiro, possuía deficiência em locomoção e na fala, mas seu raciocínio nos surpreendeu. Almiro sabe muito sobre as diferentes espécies da nossa mata e nos transferiu novos conhecimentos", comentou Sílvia.

Para complementar o aprendizado, a APA doou alguns livros sobre a fauna da Mata Atlântica e os professores aproveitaram para trabalhar os temas ambientais em sala de aula. Posteriormente, a Unidade de Conservação receberá materiais dos alunos para uma exposição na sede.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5011-icmbio-recebe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.