VOLTAR

ICMBio realiza primeira oficina de capacitação para novos conselheiros de UCs do RJ

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
17 de Mai de 2011

O Instituto Chico Mendes promoveu, nos dias 5 e 6 de maio, oficina de capacitação para os Conselhos de duas Unidades de Conservação em Paraty (RJ) - o Parque Nacional da Serra da Bocaina e a APA Cairuçu. A oficina, realizada na Sede do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar, em Ubatuba/SP, teve duração de dois dias e teve como objetivo a construção participativa dos Planos de Ação das Unidades.

A APA Cairuçu possui Conselho desde 2001, que passou processo de reestruturação com a publicação de sua nova composição de conselheiros em setembro de 2010. O Parque Nacional da Serra da Bocaina empossou seu primeiro conselho em outubro de 2010. Alguns membros são comuns às duas Unidades, daí a proposta de integrá-los em uam mesma oficina de capacitação visando qualificá-os e, ao mesmo tempo, otimizar recursos e oferecer um intercâmbio entre os conselheiros.

A oficina contou com facilitadores do ICMBio, Sylvia Chada, da CR-8, e Marcus Machado, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - ambos capacitados pelo Instituto no Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa. Esta oficina foi um piloto para o Programa de Capacitação Continuada dos Conselhos no âmbito da CR-8.

A avaliação dos conselheiros sobre a Oficina foi bastante positiva, especialmente em relação à sua objetividade e o sucesso em produzir os Planos de Ação das duas Unidades; e na avaliação dos organizadores do evento, o encontro foi bem-sucedido, pois o grupo esteve bastante focado, além da boa infra-estrutura que permitiu o andamento dos trabalhos.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/878-icmbio-reali…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.