VOLTAR

ICMBio pede reforços para controlar fogo na Chapada dos Veadeiros

ICMBio - www.icmbio.gov.br
24 de Set de 2010

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-ICMBio, Rômulo Mello, esteve hoje no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a 230 km de Brasília, e solicitou reforço do Corpo de Bombeiros do DF para combater um novo foco de incêndio que teria sido provocado ontem no final da tarde por um incendiário, na rodovia GO-118.
Rômulo percorreu algumas frentes de combate e visitou áreas queimadas acompanhado do diretor de Unidades de Conservação e Proteção Integral, Ricardo Soavinski, e do coordenador geral de Proteção Ambiental, Paulo Carneiro.

Os focos de incêndios que haviam começado no sábado passado, por volta de meio-dia, estavam praticamente controlados ontem, quando foi dado o alerta de uma nova frente de fogo. Hoje, durante todo o dia, quatro aeronaves air tractor e dois helicópteros deram combate às chamas, enquanto por terra 60 brigadistas faziam revezamento para evitar o avanço do fogo. A previsão é de que 30 bombeiros do DF cheguem essa noite para auxiliar no combate. A expectativa é de debelar os últimos focos até amanhã.

O incêndio deste ano ano no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atingiu, até agora 38,5 mil hectares de vegetações típicas do cerrado, o que representa cerca de 60% da área total da unidade.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/icmbio-pede-reforcos-para-controlar-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.