VOLTAR

ICMBio participa de evento internacional sobre proteção de espécies ameaçadas de extinção

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
11 de Out de 2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade participa, neste mês de outubro, do colóquio "A Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção", que acontecerá nesta sexta-feira (14), a partir das 9 horas, no Interlegis. O evento é fruto de uma parceria entre a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Ministério do Meio Ambiente, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e Jardim Botânico do Rio de Janeiro em comemoração a datas expressivas celebradas durante o mês de outubro, tais como Dia Mundial dos Animais, Dia da Natureza, Dia Mundial do Habitat e Dia da Ave.

Um dia antes, na quinta-feira (13), a partir das 9 horas, o Instituto Chico Mendes promove no auditório de sua sede, na EQSW 103/104 Complexo Administrativo, no Setor Sudoeste, Brasília-DF, discussão sobre a construção das Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas de Extinção, com a presença de representantes do MMA, IUCN, ICMBio, Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Órgãos Estaduais de Meio Ambiente.

O colóquio reunirá renomados especialistas internacionais e nacionais, a exemplo de Simon Stuart, Julia Marton-Lefèvre e Jenny Gruenberg, da UICN; Matthew Shirts, da National Geographic Brasil; Liszt Vieira, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; ministro Antonio Herman Benjamin, do STJ; Braúlio Dias, do Ministério do Meio Ambiente; Larissa Maria Lima Costa, do Ministério das Relações Exteriores; Rômulo Mello, do ICMBio; e Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas. Eles falarão sobre assuntos relacionados a acordos internacionais, proteção das espécies ameaçadas e valoração econômica da biodiversidade.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará da abertura da programação. O senador Jorge Viana (PT/AC), relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente, será moderador de um dos painéis.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), presidente da CMA, também fará a moderação de um dos debates. Segundo ele, o país que lidera o ranking mundial de biodiversidade deve aprimorar cada vez mais suas políticas públicas e as produções científicas associadas à conservação dos recursos naturais. "O Brasil possui o maior patrimônio de biodiversidade do mundo: são mais de 120 mil espécies de animais, das quais 627 estão listadas como ameaçadas de extinção, daí a importância de eventos como esse, que chamam a atenção para a necessidade de proteger a natureza, sobretudo as espécies que correm risco de desaparecer", afirma.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1960-icmbio-parti…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.