VOLTAR

ICMBio abre 2010 com mais seis RPPN

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: José Roberto
26 de Jan de 2010

O ano começa bem para a preservação ambiental no Brasil. Se em 2009 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) criou 29 Reservas Particulares do Patrimônio Natural- RPPN, mal começa 2010 e já estão criadas quatro reservas, sendo que a quinta e a sexta deverão ser publicadas no Diário Oficial nos próximos dias. Desse total, cinco RPPN estão localizadas na Bahia e uma em Santa Catarina.

Hoje saiu no Diário Oficial da União a criação da RPPN Bom Sossego III, com 26 hectares, localizada no município de Porto Seguro, Bahia, em área de propriedade do imóvel Conjunto Santo Antônio. Na semana passada já haviam sido criadas a RPPN Cahy, com 497 hectares, numa área pertencente a empresa Fibras Indústria de Madeiras Ltda e as RPPN Flor do Norte I e II.

A primeira, com área de 304 hectares e 170 ha respectivamente, todas localizadas em Prado (BA). A RPPN Ouro Verde, com 2134 ha, está localizada em Igrapiúna, também na Bahia. E a reserva Portal das Nascentes, com 15,7 ha, fica na área rural de Urubici (SC).

No ano passado o ICMBio conseguiu superar a marca das 500 reservas criadas, fechando o ano em 534 RPPN, que representam uma área aproximada de 490 mil hectares.

A tendência, segundo Luciano de Souza, da coordenação de criação de Unidades de Conservação do ICMBio, é de que este ano haja expressivo aumento nas áreas preservadas, tomando por base o desempenho neste primeiro mês.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.