VOLTAR

Ibama vai oficializar criação do Parque Nacional de Itabaiana (SE) nesta sexta

Jornal da Cidade - Aracaju- SE
14 de Set de 2005

Em solenidade marcada para às 9h desta sexta-feira, na Base do Ibama, localizada na Serra de Itabaiana (SE), será implantado oficialmente o Parque Nacional Serra de Itabaiana, uma área de transição dos biomas Mata Atlântica e Caatinga que abrange os municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D´Ajuda e Campo do Brito.

"Trata-se de um marco na nossa política ambiental. É importante ressaltar que o processo iniciado para a criação do Parque vinha se arrastando por sucessivos governos sem solução. A sua implantação agora, vem resolver um passivo ambiental do Estado", afirma o gerente do Ibama em Sergipe, Márcio Macedo.

Com uma área de 7.966 hectares, dos quais 3,5% estão regularizados, o Parque Nacional Serra de Itabaiana objetiva preservar os ecossistemas naturais existentes, permitindo a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico. Além da importância da biodiversidade local, o Parque, formado pelas serras residuais, domina o relevo da região do agreste sergipanos, dotando a área de importância paisagística. Em sua paisagem sobressaem as Serras de Itabaiana, Comprida e do Cajueiro.

Espécies ameaçadas

O 1o Parque Nacional localizado em Sergipe é uma área caracterizada pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta importância para a conservação da biodiversidade. Estudos científicos, realizados sob a coordenação da Universidade Federal de Sergipe, indicam uma composição faunística com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. No Estudo foram registradas 16 espécies de serpentes, 24 de anfíbios e 123 de aves, sendo que destas últimas, três são restritas da mata atlântica e uma endêmica na caatinga. Além disso, na região da Serra Comprida existem registros da ocorrência do macaco-prego-do-peito-amarelo, espécie de primata criticamente ameaçada de extinção.

Segundo o gerente do Ibama, Márcio Macedo, a área do Parque resguarda recursos hídricos de significativa importância para o abastecimento público das comunidades do agreste de Itabaiana, inclusive de parte de Aracaju. "Com o Parque será possível potencializar ações de proteção e restauração da vegetação nativa na área complexo das três serras", diz.
(-Jornal da Cidade - Aracaju- SE-14/09/05)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.