VOLTAR

Ibama vai doar R$ 130 milhões em mogno apreendido

O Liberal-Belém-PA
Autor: Carlos Mendes
24 de Mar de 2003

Cerca de 21 mil metros cúbicos de mogno, com valor comercial superior a R$ 130 milhões, serão doados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao Exército de Marabá, no sul do Pará, para serem transformados em móveis e usados na construção civil. Toda a madeira, em torno de 13,7 mil toras, foi apreendida em operações realizadas em reservas indígenas de São Félix do Xingu entre 1999 e 2001.

O mogno será cortado e beneficiado em serrarias do Exército na região. Um convênio deverá ser assinado com prefeituras para doação da madeira serrada, que servirá para a construção de escolas e postos de saúde.

Parte da madeira será transformada em cadeiras, mesas, carteiras escolares e armários. As unidades do Ibama no sul do Pará também serão mobiliadas. Os madeireiros queriam que o mogno fosse leiloado. O Ministério Público Federal não concorda, entendendo que os mesmos madeireiros flagrados derrubando a floresta seriam beneficiados com a compra da madeira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.