VOLTAR

Ibama, UNI e Funai iniciam curso para fiscais colaboradores indígenas

O Rio Branco-Rio Branco-AC
Autor: Pedro Paulo
18 de Fev de 2003

Ibama, União das Nações Indígenas (Uni) e Funai iniciaram ontem, em Rio Branco, o primeiro curso preparatório para agentes ambientais voluntários indígenas. O curso tem como objetivo capacitar representantes de seis etnias no Acre e três no sul do Amazonas, para atuar na fiscalização das terras indígenas. No conteúdo, noções de pesca, movimento indígena, legislação ambiental e ação fiscalizadora. O treinamento será dividido em três módulos com carga horária de 140 horas.

O Projeto Desenvolvimento para os Povos Indígenas (PDI), gerenciado pela Uni e vinculado ao PPG-7, recebe recursos do Reino Unido e do governo da Alemanha para auxiliar na preservação do meio ambiente e ajudar na manutenção da cultura dos povos da floresta.

De acordo com a coordenadora do programa no Estado, Jandira Keppi, a meta é estender o benefício a todas as aldeias do Acre. Jandira prometeu, para o início do mês de março, estender o curso de formação de fiscais colaboradores, para região do Juruá. "Nosso propósito é garantir a preservação das unidades de preservação ambiental e manter o zelo das raízes culturais dos povos indígenas", disse Jandira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.