VOLTAR

Ibama quer planos de manejo em todas as Resex em 2006

A Tribuna - Rio Branco - AC
Autor: Josafá Batista
03 de Mar de 2006

A implantação de planos de manejo para a exploração de todas as reservas extrativistas do Acre é um dos objetivos eleitos pela gerência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Natural Renováveis (Ibama), em 2006. Outros objetivos são a melhoria no sistema de arrecadação do órgão, a reestruturação na fiscalização das unidades de conservação, o monitoramento de áreas embargadas e a redução do desmatamento em todo o Estado.

De acordo com o gerente do Ibama no Acre, Anselmo Forneck, as prioridades para este ano foram definidas depois que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) decidiu com as gerências dos Ibamas em todo o País as linhas-mestras de atividades ao longo do ano. Em fevereiro, gerentes de vários Estados da região Norte reuniram-se em Belém (PA) para definir as políticas da região.

"Agora queremos definir estas medidas e por isso contamos com o apoio de todos os escritórios do Ibama nos municípios, além dos servidores da capital. Nossa meta é criar um plano de ação coeso, contínuo, e que torne o planejamento algo bem assimilável para todos. Um dos exemplos dessa coesão é o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento, que vai continuar ao longo de 2006", explica Anselmo Forneck.

Diretores do Ibama nos municípios e funcionários da gerência no Acre participaram ontem de uma reunião na Amazônia Eventos, onde estão definindo os detalhes das políticas a serem adotadas ao longo do ano, adequando também ao orçamento previsto para o órgão.

Também está entre os objetivos do Ibama a implantação de conselhos administrativos em todas as unidades de conservação, a reestruturação do Programa Prevfogo, a implantação da Instrução Normativa 079/2005, do próprio Ibama, que prevê a conversão de multas pela reparação do dano ambiental, o fortalecimento da educação ambiental e o reassentamento das famílias do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Hawai.
Josafá Batista - 03/03/2006
Local: Rio Branco - AC
Fonte: A Tribuna
Link: http://www.jornalatribuna.com.br/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.