VOLTAR

Ibama publica o aceite do EIA/RIMA da UTE Pampa Sul

Ibama - http://www.ibama.gov.br/
01 de Ago de 2014

O Ibama torna público o edital de aceite e disponibilização do Estudo de Impacto Ambiental e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento denominado Usina Termelétrica Pampa Sul.

Informa-se que três (3) audiências públicas já estão programadas para os dias 11, 12 e 13 de agosto de 2014, respectivamente, nos municípios de Candiota/RS, Hulha Negra/RS e Bagé/RS (vide Diário Oficial da União de 27/06/2014, Seção 3, página 21, para maiores informações).

A Usina Termelétrica Pampa Sul, empreendimento em desenvolvimento pela Tractebel Energia S.A., propõe instalação de duas máquinas de 340 MW de capacidade de geração, totalizando 680 MW de potência instalada, e a construção de dois reservatórios para captação de água no rio Jaguarão, no município de Candiota/RS.

Com tecnologia de combustão à leito fluidizado, propõe utilizar o carvão mineral da Grande Jazida Candiota como combustível principal. Nestas caldeiras, o carvão é "queimado" juntamente com calcário e areia para controle de gases poluentes como dióxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SOx), gerando gesso como subproduto, que pode ser reaproveitado em outros processos industriais. As cinzas são controladas por um equipamento específico chamado de precipitador eletrostático.

A UTE Pampa Sul deverá disponibilizar energia elétrica para o mercado através do Sistema Interligado Nacional (SIN), a qual será transportada por uma linha de transmissão (LT) já existente, que chega à cidade de Bagé/RS.

Para mais informações, acesse o Relatório de Impacto Ambiental.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-publica-o-aceite-do-eia/rima-d…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.