VOLTAR

Ibama mantém vigilância na região do Parque Nacional de Ilha Grande/PR

Ibama
09 de Set de 2003

Mesmo com o fim do incêndio que atingiu áreas de várzea do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná, o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e as brigadas comandadas pelo Corpo de Bombeiros de Umuarama (PR) mantêm o estado de emergência em toda a região. Uma operação de vigilância foi mobilizada para combater qualquer novo incêndio que possa aparecer nos próximos dias.

No domingo (7) ainda havia um incêndio na Ilha Bandeirante, a segunda maior do Parque, onde mil hectares já foram atingidos pelo fogo. A Ilha Grande ainda não foi afetada, mas continua muito vulnerável devido ao clima seco e quente desta época. O Ibama deslocou técnicos e fiscais para a região. "Nós vamos permanecer em vigilância o tempo que for preciso para garantir o patrimônio natural do Parque Nacional", informa Marino Gonçalves, gerente-executivo do Ibama no Paraná.

Ele lembra que o governo federal está aberto ao diálogo com a população ribeirinha, procurando mostrar que os prejuízos com os incêndios acabam sendo de todos, principalmente daqueles que moram na região - os que poderiam se beneficiar com as alternativas econômicas que a visitação e o ecoturismo podem trazer.

"A morte de animais pela ação do fogo, como vimos ontem - carcaças queimadas de antas, capivaras e várias aves - não podem ser mais admitidas pelas pessoas. Precisamos que todos se integrem ao Ibama na proteção do meio ambiente, garantindo assim a qualidade de vida no campo e também nas cidades", afirmou.
(-IBAMA-Brasília-DF-09/09/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.