VOLTAR

Ibama libera as obras de Corumba IV

CB, Economia, p.11
14 de Set de 2004

lbama libera as obras de Corumbá IV
Theo Saad
Da equipe do correio
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu ontem a licença de instalação para as obras de construção da usina hidrelétrica de Corumbá IV, em Goiás, serem retomadas. A hidrelétrica está sendo construída pela Corumbá Concessões S/A, da qual a Companhia Energética de Brasília (CEB) tem 45% das ações, e fornecerá 127 megawatts de energia elétrica para o Distrito Federal (DF) quando entrar em funcionamento, o que está previsto para o segundo semestre de 2005. 0 lago da usina, porém, ainda não pode ser enchido.
A licença foi concedida sob algumas condições: a empresa terá de monitorar a água do lago da usina, transferir a infra-estrutura (linhas de transmissão, rodovias etc.) que será afetada e apresentar um programa de reassentamento das famílias a serem desalojadas. Se não cumprir as exigências, a empresa não poderá pedir a autorização de operação, que permite o enchimento do lago.
Segundo o diretor-presidente da Corumbá Concessões, Manuel Faustino Marques, estão faltando a montagem das duas turbinas, a conclusão da casa de máquinas, a subestação que converterá a energia de baixa em alta tensão e a linha de transmissão, que aguarda licença de instalação por parte do Ibama.
O governo goiano havia liberado a construção da usina, mas o Ministério Público contestou a licença estadual alegando que havia problemas no estudo de impacto ambiental. Por isso boa parte das obras estava parada desde o início de 2003, o que aumentou o custo da obra, que ultrapassará os R$ 400 milhões.

CB, 14/09/2004, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.