VOLTAR

Ibama lança hoje sistema para monitorar florestas

Midianews-Cuiabá-MT
Autor: Mariana Caminha
26 de Nov de 2002

O Ibama lançará às 15h o Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos Florestais (Sisprof), cuja implantação tem o objetivo de fiscalizar e manter a integridade das florestas. O sistema, segundo o diretor de Florestas do Ibama, Humberto Candeias Cavalcanti, permitirá a redução da ilegalidade no comércio da madeira.

Em entrevista ao programa "NBR Manhã", exibido pelo canal de TV a cabo da Radiobrás, Cavalcanti informou que só de mogno foram apreendidos, este ano, 80 mil metros cúbicos de madeira. E que o Sisprof se baseará nos dados de campo, na informatização do comércio de produtos florestais desde o seu início e na emissão de um selo que substituirá a manual Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

"Cinco anos de estudo foram necessários para a elaboração do modelo, que utiliza ferramentas como o satélite e a informática para monitorar em tempo real o fluxo de exploração, transporte e comércio de produtos florestais no país. É dessa forma que os idealizadores do projeto pretendem impedir infrações e barrar as irregularidades nas florestas brasileiras", acrescentou o diretor.

Para a implantação do programa foram contratados 160 novos técnicos que, ao lado dos funcionários do próprio Ibama, terão a função de fiscalizar e coletar novos dados.

O Sisprof conta com 23 bases na Amazônia, das quais 12 já se encontram em atividade. As vistorias realizadas pelos técnicos, primeiro passo do sistema, têm prazo até dezembro para terminar. A expectativa é de que em janeiro de 2003 o Sisprof já esteja funcionando completamente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.