VOLTAR

IBAMA INICIA TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM ASSENTAMENTOS RURAIS

Panorama Ambiental/Ascom IBAMA
Autor: Paulo Roberto e Fábio Souza
02 de Ago de 2007

São Luís (02/08/08) - Analistas ambientais do Ibama/MA iniciaram nesta segunda-feira uma viagem ao assentamento Terra Livre, localizado na zona de amortecimento da Reserva Biológica do Gurupi, no oeste do estado. O objetivo da viagem é estabelecer um maior contato com áreas de assentamento que ficam no entorno daquela Unidade de Conservação.

Nesta etapa, com duração prevista para três dias, a comunidade Terra Livre está sendo visitada para discutir temas como planejamento sócio-econômico, planejamento ambiental, estudos para realização de inventários florestais, além da elaboração e execução de planos de manejo sustentável.

Para o órgão ambiental, este tipo de contato é importante para que se divulgue mais as características que envolvem uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, caso da Rebio (Reserva Biológica) do Gurupi, informando principalmente às comunidades próximas quais os cuidados e responsabilidades que devem ser observados na sua preservação.

Nos últimos anos, o Ibama pôs em prática um levantamento georreferenciado que facilitou a identificação dos perfis dos ocupantes daquela área, bem como de seus modos de produção, possibilitando um melhor planejamento de atividades de fiscalização e educação ambiental. ´´Os principais desafios relacionam-se à regularização fundiária, em especial no que refere às grandes propriedades e terras griladas, à recuperação das áreas que foram afetadas pela exploração ilegal e à continuidade de monitoramento e fiscalização``, enumera a Superintendente do Ibama, Marluze Pastor Santos.

Recentemente o Ibama contratou uma empresa para concluir o processo de regularização fundiária da Reserva. A previsão é que os trabalhos levem dois meses, deixando-se ainda uma margem de trinta dias para a resolução de eventuais problemas. Trata-se de mais uma etapa da Operação Força e Soberania, iniciada em fevereiro para coibir a atividade madeireira ilegal. Coordenados pelo Ibama, fiscais, agentes da Polícia Federal e membros do Exército vêm atuando com rigor contra as irregularidades cometidas dentro da Rebio. A Operação Força e Soberania deve prosseguir até o início de 2008.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.