VOLTAR

Ibama impede venda de crédito de carvão ilegal em Rondônia

http://www.ibama.gov.br
25 de Mar de 2011

A Superintendência Estadual do Ibama em Rondônia, com o trabalho de inteligência realizado na operação Portal, detectou transações ilegais de carvão entre empresas de Rondônia e Bahia.

As investigações indicaram que o comércio era apenas de crédito virtual, que serviria para "esquentar" carvão sem origem legal oriundo de desmatamentos criminosos realizados em estados do Nordeste do país e que, geralmente, são comercializados com siderurgias em Minas Gerais.

Foram lavrados diversos autos de infração, que totalizaram mais de 8 milhões de reais em multas e o embargo de duas empresas, além de impedir que cerca de 29 mil metros de Carvão (MDC) em créditos virtuais chegassem ilegalmente às mãos de criminosos.

O superintendente do Ibama em Rondônia, César Guimarães, ressaltou "que as ações de inteligência têm sido uma ferramenta extremamente valiosa, detectando os ilícitos e subsidiando os trabalhos das equipes de fiscalização de forma concreta". Falou ainda que, somente nessa ação, centenas de hectares de caatinga e cerrado podem ter sido preservados, pois a lenha oriunda do desmatamento, após transformada em carvão, seria "esquentada" com os créditos virtuais autuados.

http://www.ibama.gov.br/archives/14935

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.