VOLTAR

Ibama impede embarque de madeira ilegal para a Europa no Pará

Portal Amazônia
01 de Abr de 2008

Fiscais do Ibama retiveram 1,5 mil m³ de madeira nobre no porto exportador de Santarém, Pará, para averiguação. Parte da carga, que inclui espécies como maçaranduba, jatobá e ipê, foi constatada como ilegal. A madeira seria embarcada em um navio espanhol com destino à Europa. Outros 3,5 mil m3 de madeira foram liberados para a viagem. As empresas vendedoras foram notificadas para prestar esclarecimentos.

A operação "Made in Brazil", iniciada na última quarta-feira (26) pela Gerência Executiva do Ibama (Gerex) em Santarém, reteve a madeira no porto na quinta-feira (27). A ação faz parte da campanha nacional Guardiões da Amazônia de combate ao desmatamento, extração seletiva, transporte, e comércio ilegais de madeira, no âmbito do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia (PPCDAM). A madeira ilegal pode ter vindo da Floresta Nacional do Tapajós, ou de locais distantes de Santarém.

As empresas podem ser autuadas por transporte e comércio ilegais de madeira. O valor total das multas, que ainda está sendo contabilizado pelos fiscais, pode chegar a R$ 300 mil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.