VOLTAR

Ibama faz vistoria em áreas de preservação

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
04 de Set de 2002

O coordenador nacional do Prevfogo, Paulo César Mendes Ramos, e o coordenador estadual do Prevfogo, Raimundo da Cruz Nolêto, vistoriaram esta semana as áreas de preservação ambiental no Estado, o Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal, e a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, na região do Jalapão.

Na Serra Geral, segundo Raimundo Nolêto, foram verificadas várias áreas queimadas na unidade que está em implantação. "Nós verificamos ali que o fogo iniciou através da queima de pastos e, para o órgão empreender uma ação de combate, fica muito difícil em função da falta de estrutura da unidade que ainda está em implantação. Para melhorar a situação, foi nomeado para chefe da unidade o biólogo Paulo César Reis Bastos e, com a sua atuação, as coisas vão mudar na região", explicou.

Segundo Nolêto, deverão ser tomadas providências incisivas nas questões das queimadas, além de promover um trabalho em parceria com as prefeituras da região e com os fazendeiros para que não utilizem as queimadas para limpar pastos.

De acordo com Nolêto, no sobrevôo sobre a Ilha do Bananal, que permanece em estado de alerta vermelho, foram detectados alguns focos que provavelmente devem se extinguir, em função de não terem vasão para queimar, já que estão cercados pelo Rio Araguaia. "Mesmo assim, estamos com cerca de dez brigadistas na região, além dos fiscais do Ibama", afirmou.

"Nossa previsão é fazer novo sobrevôo, no dia 6, para ver como está a situação do Parque Nacional do Araguaia", informou.

Segundo Nolêto, na área indígena, que é controlada pela Funai, os focos de calor ainda estão sob controle e, toda vez que ocorre um foco, a Funai é avisada. De acordo com ele, os agentes ambientais indígenas mantêm os focos sob controle na Ilha do Bananal. (J.G.)
(-Jornal do Tocantins-Palmas-TO-04/09/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.