VOLTAR

Ibama faz pesquisas sobre uso racional da madeira

Paraná News-Curitiba-PR
17 de Fev de 2002

Desde 1973, o Laboratório de Produtos Florestais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realiza várias pesquisas voltadas para o aproveitamento racional dos recursos florestais. A informação é do gerente do Laboratório de Produtos Florestais do Ibama, Marcus Vinícius da Silva Alves, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, da Radiobrás.

Segundo o gerente, o Ibama colocou à disposição dos produtores informações, desde o ano passado, cursos e tecnologias voltadas para o uso racional da madeira e o aproveitamento de seus resíduos. "Estimular a integração do setor produtivo com a área acadêmica para valorizar os recursos florestais é o nosso objetivo, porque ainda não existe uma consciência por parte dos empresários", explicou.

O gerente informou que as pesquisas ensinam instrumentos e mecanismos para redução na geração dos resíduos e para preservar o desenvolvimento sustentável das florestas. "Estamos criando um portal na internet chamado de Laboratório Virtual. O site permitirá que as pessoas interessada na busca de informações entrem em contato em tempo real com pesquisadores e técnicos da área de produtos florestais", disse.

Segundo Marcus Vinícius, o site vai permitir a realização de vídeos conferências com a equipe de pesquisadores e técnicos e representantes de indústrias madereiras, sindicatos moveleiros ou com o poder público. "Os interessados em informações podem ligar para o telefone (0XX61) - 316 1209. O recurso florestal tem que ser visto como um patrimônio brasileiro e preservado através do desenvolvimento racional e sustentável", concluiu

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.