VOLTAR

Ibama faz parceria com município de Buriticupú/MA para combater o desmatamento

Ibama - www.ibama.gov.br
30 de Abr de 2010

A Superintendência Estadual do Ibama no Maranhão reuniu-se ontem (29/04) com o presidente da Câmara Municipal, José Mansueto de Oliveira, e com o secretário Municipal, Eurandino Valero Martins, ambos de Buriticupú, para discutir propostas em combate ao desmatamento. Com a ajuda de agentes ambientais voluntários e de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo, espera-se conscientizar e educar não somente a população de Buritcupú mas também de municípios vizinhos.

O município foi fundado em 1994 e possui atualmente 64.685 habitantes, sendo popularmente conhecida como "Cidade das Madeiras". De acordo com Mansueto, o principal problema existente na cidade é o desmatamento. Para ele, os recursos naturais são de extrema importância, e, por isso, precisam ser usados de forma consciente.

Para tanto, o Ibama estará disponibilizando, por meio da parceria, agentes ambientais e brigadistas para combater incêndios. Ainda serão definidos os locais e as datas para a realização de cursos destinados àqueles que quiserem ser voluntários em ambas as qualificações.

Segundo o superintendente do Ibama no Maranhão, Alberto Chaves Paraguassu, a população precisa aprender a zelar mais pelo meio ambiente e o Ibama fará o que estiver ao seu alcance para fiscalizar irregularidades, nunca deixando de promover iniciativas educacionais a quem desejar ser capacitado. "A nossa principal intenção é levar uma educação agregada a valores socioambientais como medidas alternativas. Agindo desta forma, o Maranhão está promovendo modernização e a sua própria reconstrução moral", enfatizou.

Com os cursos que serão dados, questões como "sustentabilidade ambiental", "posicionamento consciente de setores públicos e privados", "mudança comportamental da população" e "produção farta para pequenos agricultores e donos de madeireiras" terão como resposta resultados positivos.

http://www.ibama.gov.br/2010/04/ibama-faz-parceria-com-municipio-de-bur…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.