VOLTAR

Ibama e SOS Amazônia contestam cacique

A Gazeta -Rio Branco-AC
Autor: Wellington Gonçalves
03 de Abr de 2002

O Ibama e a SOS Amazônia em entrevista concedida ontem esclareceu os fatos que vinham intrigando a população, visto o cacique Paulo Nukinis ter afirmado que os dois órgãos estariam facilitando a entrada de turistas no Parque Nacional, e com isso o Ibama teria interesses da retirada dos Nukinis e os Nauás das terras do Parque.

Segundo o secretário-geral da SOS, Miguel Scartello houve um grande mal entendido por parte dos moradores, "jamais pensamos em tirar alguém de sua localidade, apenas estamos mostrando propostas que possam viabilizar uma melhor situação para esses povos que ali estão", disse Miguel.

Há cerca de 470 Nukinis e 48 Nauás no Parque Nacional, visando uma melhoria no setor de expansão de terras, para o cacique Paulo, as terras que hoje possuem 34 mil hectares, não oferece o real valor cultural. "Nós temos setores que estão enterrados nossos ancestrais, ali sim está a história de nosso povo, por isso que estamos brigando pela extensão das terras e uma melhor localidade para aqueles que queiram uma mudança", disse Paulo.

O procurador da Funai, Levi Sousa, deu total apoio ao secretário da SOS, frisando que as afirmações citadas pelo cacique não condiz com a atual situação que o Parque Nacional passa. "O senhor Paulo não pode levar informações que não estão de acordo com a realidade, se os moradores não querem as terras de Havaí, de Mâncio Lima, iremos estudar uma melhor localidade para eles, agora o que não pode é colocar em jogo a integridade dos órgãos", disse Levi.

O secretário da SOS Amazônia, Miguel Scartello, esclareceu que esta questão das terras será resolvida de forma clara sem intrigas, mas as condições de localidades que as tribos pedem é obrigação do poder público, e não toda competência ser deferida ao Ibama ou a SOS, já que o próprio secretário afirmou que o cacique se recusou a debater o assunto de maneira cordial. "Para uma melhor situação das famílias existentes no Parque Nacional, teria que haver uma comunicação dos moradores, já que eles conhecem a região melhor do que ninguém, "eles que conhecem todo Parque Nacional, fica visível o poder que os Nukinis e os Náuas possuem", disse Miguel.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.