http://www.ibama.gov.br
Autor: Mirza Nóbrega
21 de Fev de 2011
Agentes do Ibama/GO e da Polícia Federal realizaram a operação Cichla (nome científico do Tucunaré) entre os dias 10 e 19 de fevereiro na região do lago de Serra da Mesa, compreendendo os municípios de Niquelândia, Colinas e Uruaçu, com o objetivo de disciplinar a pesca esportiva e coibir a pesca predatória naquele lago, principalmente, no período de defeso/piracema, aplicando multas no valor de R$ 14.600,00 e apreendendo equipamentos diversos.
Na etapa aquática da operação, os agentes de fiscalização do Ibama/GO (07), sob a coordenação do analista ambiental José Augusto Motta, e da PF (02) percorreram 600 km em água, realizando a apreensão de um barco, dois motores, duas armas de cano longo, duas espingardas de mergulho, um freezer, dez redes de malhas diversas, 35 pindas, cinco espinhéis e 180 kg de peixes. Ainda foram retiradas da água 100 embarcações de pesca esportiva sem licença e autuados dois pescadores profissionais.
Em barreiras montadas em rodovias, foram vistoriados 116 veículos, sendo que, em dois, houve a apreensão de 25 kg de peixes e, num terceiro, de uma rede de pesca. Nos bares e restaurantes flutuantes da orla do lago em Uruaçu, os agentes apreenderam 400 kg de peixes de origem ilícita.
Os pescados apreendidos foram doados para asilos de Niquelândia e Uruaçu e também para a Ação Social de Uruaçu.
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.