VOLTAR

Ibama e Incra efetivam crédito a famílias em Resex Marinha no Pará

www.ambientebrasil.com.br
21 de Jul de 2006

Na última sexta-feira (14) foi realizada, na Comunidade de Santo Antônio Trombetas solenidade de entrega de centenas de equipamentos como geladeiras, congeladores, bicicletas, carros de mão, bombas para poços e diversos equipamentos agrícolas e apetrechos de pesca a 114 famílias beneficiadas na primeira etapa do Programa de Créditos. O repasse faz parte do PNRA - Programa Nacional de Reforma Agrária destinado às famílias que habitam o entorno da Resex Marinha Chocoaré-Mato Grosso, no município de Santarém Novo, região nordeste do Pará, a 180 km de
Belém.

A solenidade contou com a presença dos técnicos do CNPT/Ibama, dirigentes do Incra, prefeitura municipal, sindicatos de trabalhadores rurais, colônias de pescadores e associações dos usuários da Resex. Os recursos liberados pelo Incra atingiram R$ 250 mil e foram investidos pela Associação de Usuários da Resex Marinha Chocoaré-Mato Grosso (AUREM/CMG), na compra de equipamentos agrícolas e de pesca.

O programa prevê ainda a construção de 150 moradias em alvenaria nas áreas de mangue com toda a infra-estrutura necessária. As obras fazem parte do Programa de Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural implementado pelo Ibama/DISAM/CNPT e Incra, em parceria outras instituições, e visam assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais no nordeste paraense.

Histórico - A Resex Chocoaré-Mato Grosso tem uma área de 2.785 hectares, a maior parte formada por manguezais ao longo do Rio Maracanã e de seus afluentes, constituindo-se em uma reserva essencial para o equilíbrio dos ecossistemas costeiros. Entorno da área habitam mais de 600 famílias de pescadores artesanais, tiradores de caranguejo e extrativistas.

Iniciado em 2005, o Programa de Créditos dessa Resex beneficiará 450 famílias já cadastradas, com um investimento de cerca de R$ 11 milhões por parte do Governo Federal. No Pará serão atendidas 9 reservas marinhas, florestais e agro-florestais, beneficiando milhares de famílias de pescadores artesanais e extrativistas. O PNRA disponibiliza recursos para garantir a sustentabilidade e a inclusão social de famílias de agricultores sem-terra e também pescadores artesanais e extrativistas das reservas. (Edson Gillet Brasil/ Ibama)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.