VOLTAR

Ibama e ICMBio realizam abertura do PAN Quelônios da Amazônia

Ibama - http://www.ibama.gov.br/
Autor: Rodrigo Santori
18 de Ago de 2014

O Ibama, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promoveu, na tarde de hoje (18), a abertura das oficinas do Plano de Ação Nacional para Conservação dos Quelônios da Amazônia (PAN Quelônios da Amazônia), que contou com a participação do presidente do Ibama, Volney Zanardi Júnior, do diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade, do ICMBio, Marcelo Marcelino, e do secretário de Biodiversidade e Floresta, do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Cavalcanti.

As oficinas serão realizadas no período de 18 a 22 de agosto no auditório do Anexo I do Ministério do Meio Ambiente e contemplarão ações que visem, prioritariamente, à conservação e à manutenção de populações das espécies de quelônios na região amazônica, conforme objetivos do Programa Quelônios da Amazônia - PQA.

Participarão 65 convidados representando, no total, seis autarquias federais, nove instituições de pesquisa, seis órgãos estaduais e três municipais de meio ambiente e três organizações não-governamentais, além de criadores de quelônios e líderes comunitários de comunidades ribeirinhas.

O presidente do Ibama destacou que "estamos chegando com tempo de fazer um projeto de manejo de forma integrada e garantir a articulação de todos os atores envolvidos no projeto". Ele também lembrou que, nas oficinas, não serão realizados apenas estudos acadêmicos e que os conhecimentos têm de ser aplicados. Ao final do evento, será gerada uma matriz de planejamento contendo os principais problemas enfrentados pelos quelônios, bem como as metas e ações de conservação, que deverá ser publicada por meio de uma portaria.

O representante do ICMBio falou sobre o objetivo das oficinas, de instituir metas e ações para o projeto. Para Marcelino, a missão do plano é evitar que os quelônios sejam ameaçados de extinção. Já o secretário Roberto Cavalcanti, do MMA, lembrou que as espécies também se encontram em outros (nove) países que partilham da mesma biodiversidade e que os estudos são fundamentais para reverter o quadro atual e garantir sua preservação.

O PAN Quelônios da Amazônia terá uma equipe de coordenação composta por técnicos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN/DIBIO/ICMBio) e da Coordenação de Fauna Silvestre (COFAU/DBFlo/Ibama), cuja função será organizar e realizar a oficina de planejamento de elaboração do PAN e seu acompanhamento por meio das monitorias anuais, em conformidade com a sistemática estabelecida pela Coordenação de Planos de ação/COPAN/ICMBio.

http://ibama.gov.br/publicadas/ibama-e-icmbio-realizam-abertura-do-pan-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.