VOLTAR

Ibama e Funai vão ajudar na demarcação de áreas dos Nukinins

Página 20-Rio Branco-AC
03 de Abr de 2002

Numa coletiva realizada ontem pela manhã na sede do Ibama, representantes do Ibama e da Funai afirmaram que vão ajudar os índios Nukinins, que reivindicam a revisão do seu território no vale do Juruá. As entidades vão ajudar também as famílias que querem o reconhecimento como sendo da nação dos Nauás.

De acordo com o procurador da Funai, Levi Alves de Souza, o que aconteceu no último final de semana, envolvendo até o seqüestro de um secretário de Estado, não passou de um fato isolado na sua opinião. Como o Ibama não deu o reconhecimento oficial da família Nauá, explica o procurador, o reconhecimento será feito por uma antropóloga (Delvair Melate).

Em relação aos índios Nukinis, o procurador do Ibama, Neilton Messias, fez questão de frisar que os mesmos não estão reivindicando a ampliação da área que fica dentro do parque nacional da Serra do Divisor e que a ampliação da área reivindicada depende um parecer jurídico que está sendo feito pela Funai.

Na coletiva ficou definido que as mais de 100 famílias que moram dentro da área de conflito terão segurança garantida, já que os índios, na semana passada, haviam se armado de arco e flecha. O representante do SOS Amazônia, Miguel Scarcelo, também se fez presente à coletiva, uma vez que os índios também cobravam uma posição da entidade.

Miguel ressaltou que em relação a ampliação da área dos Nukinis, o que deverá acontecer é uma mudança de visão em relação ao território pleiteado. Sendo área de preservação ambiental, a parte pretendida terá que sofrer uma adequação. Os índios reivindicam o aumento do tamanho da reserva indígena baseado nas tradições de seus antepassados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.