VOLTAR

Ibama devolve à natureza 51 tartarugas apreendidas em Itaituba, no Pará

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Nelson Feitosa
25 de Ago de 2010

O Ibama devolveu nesta terça-feira (24/08) 51 tartarugas-da-amazônia a uma área protegida do rio Tapajós, em Itaituba, a 400 Km de Santarém, no oeste do Pará. Elas foram apreendidas durante duas operações realizadas com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para reprimir o comércio e consumo desses animais, que estão entrando no período de reprodução na região. Cinco delas não puderam voltar à natureza e estão sob cuidados veterinários.

Na sexta (21/8), os agentes pararam e revistaram carros na Vicinal de Barreiras, a 10 km do centro do município. Uma tartaruga foi encontrada na caçamba de uma caminhonete Hilux e outra na mala de um Uno. Os motoristas foram multados em R$ 10 mil e os automóveis apreendidos.

Segundo o chefe do Escritório Regional do Ibama em Itaituba, Davi Rocha Paiva, o consumo de carne de tartaruga ainda é grande na cidade, apesar das multas aplicadas pelo órgão ambiental.

Durante uma ação na segunda (23/8), os fiscais apreenderam mais 54 animais numa vila de pescadores próxima ao Tabuleiro de Monte Cristo, na divisa com o município de Aveiro, um dos principais pontos de desova de tartaruga no estado. Ao perceber a chegada do Ibama, a maioria abandonou os bichos capturados para tentar escapar do flagrante. Muitas tartarugas foram jogadas em terrenos baldios e no rio, ainda presas em sacos, mas boa parte acabou salva pelos fiscais. Dois moradores, flagrados com quatro animais, foram multados em R$ 20 mil.

http://www.ibama.gov.br/2010/08/ibama-devolve-a-natureza-51-tartarugas-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.