VOLTAR

Ibama demorou para contratar brigadistas

O Globo, Sociedade, p. 25
29 de Ago de 2019

Ibama demorou para contratar brigadistas
Mesmo provocado por área técnica, órgão levou dois meses para autorizar o ingresso de servidores no combate aos incêndios florestais; para funcionário, atraso pode ter prejudicado a contenção das queimadas

LEANDRO PRAZERES
leandro.prazeres@bsb.oglobo.com.br
Enviado especial

Documentos obtidos com exclusividade pelo GLOBO mostram que, mesmo provocado por sua área técnica, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) demorou dois meses para autorizara contratação de brigadistas para atuar no combate aos incêndios florestais. Servidores ouvidos pela reportagem dizem que essa demora pode ter prejudicado o trabalho para evitar os efeitos das queimadas. Em 2019, a autorização só saiu em junho. Em 2018, por exemplo, ela foi dada em março.

Um servidor do Ibama que já atuo uno combate a emergências ambientai seque falou coma reportagem do GLOBO soba condição de anonimato disse que a demora na contratação dos brigadistas pode ter atrapalhado o trabalho de contenção dos incêndios.

- Não basta apenas contratar. Você precisa treinar essas pessoas. Quanto mais cedo você faz isso, mais ágil é o trabalho-disse ele.

Outro servidor do Ibama, que também falou sem se identificar, disseque a lentidão para autorizara contratação das equipes surpreendeu funcionários do órgão.

- As pessoas estavam comentando internamente, porque esse procedimento não deveria demorar tanto. Em outros anos, aconteceu bem mais cedo -disse.

O GLOBO teve acessoa uma série de ofícios trocados entre a área técnica e a direção do Ibama ao longo do primeiro semestre que mostram o processo para que o órgão

pudesse contratar os brigadistas de combate ao fogo.

Em março deste ano, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, assinou uma portaria decretando estado de emergência ambiental em 18 estados. Esse documento era necessário para que órgãos como o Ibama pudessem contratar os brigadistas. A portaria foi assinada no dia 18 de março, mas só foi publicada no dia 9 de abril no Diário Oficial da União.

Naquele mesmo dia, o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Gabriel Zacharias, enviou uma nota técnica à Diretoria de Proteção do

Ibama com uma sugestão de estrutura para a contratação dos brigadistas que deveriam atuar no combate a incêndios em áreas federais. O planejamento foi feito com base em dados históricos sobre a quantidade de focos de calor detectados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

1,5 MIL BRIGADISTAS
O plano apresentado previa a contratação de 1.564 brigadistas para atuar em diversas regiões do país, mas sobretudo na Amazônia. No entanto, apesar de Zacharias não ter perdido nenhum dia para enviar aos seus superiores o plano de ação, a autorização do Ibama

para a contratação ficou paralisada nos dias seguintes.

Quase um mês depois, em 8 de maio, a chefe substituta do Prevfogo, Flávia Leite, enviou um modelo deportaria ao Ibama para orientara contratação das equipes. O texto mostra que o planejamento havia sido altera dopara atendera"restrições orçamentárias impostas pelo governo federal".

Entre as alterações, por exemplo, estavam o cancelamento da contratação de brigadas para municípios na Bahia,em Roraima e no Pará. Entre eles, Novo Progresso, que ganhou virou o epicentro de uma investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para apurar os responsáveis

pelo chamado "Dia do Fogo", quando ruralistas teriam combinado via Whatsapp de incendiar áreas de beira de estrada no dia 10 de agosto.

Aparentemente sem resposta, quase um mês depois, no dia 3 de junho, foi a vez de Zacharias enviar, novamente, o modelo da portaria que o Ibama deveria publicar. Três dias depois de o Prevfogo enviar, pela segunda, vez, a minuta da portaria é que o presidente do Ibama, Eduardo For tuna toBim, assinou o documento. Diferentemente doque estava previsto na programação inicial doPrev fogo, o Ibama acabou autorizando abrigada em Novo Progresso.

Uma consulta ao Diário Oficial da União mostra que, em 2018, a então presidente do órgão, Suely Araújo, assinou o documento em março.

A reportagem do GLOBO enviou perguntas por e-mail ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente sobre o moti voda demora em publicara autorização. A pasta não respondeu aos questionamentos e limitou-se a mencionar uma nota publicada no site do órgão no domingo. O texto não fala sobre a demora, apenas explica que, no dia 21 de agosto, o Ibama republicou aportaria de junho com alterações para incluir a contratação de brigadas em Roraima e no Sul da Bahia.

O Globo, 29/08/2019, Sociedade, p. 25

https://oglobo.globo.com/sociedade/mesmo-com-demanda-ibama-atrasou-cont…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.