VOLTAR

Ibama deflagra Operação São José na região do semi-árido paraibano

Ibama - www.ibama.gov.br
Autor: Gutemberg Pádua
05 de Abr de 2010

O Escritório Regional do Ibama em Campina Grande (PB) está sendo reestruturado e vem dando andamento à Operação São José que tem por objetivo fiscalizar ações que tragam danos ao meio ambiente na região de Campina Grande e nos municípios circunvizinhos.

O Superintendente Ronilson José da Paz, informa que a Operação São José vem sendo executada há duas semanas e não tem data definida para terminar e como resultado, tem sido feitas intervenções em áreas de preservação permanente (APP) e nos açudes de Boqueirão (que abastece a cidade de Campina Grande) e no açude Epitácio Pessoa, onde várias pessoas foram notificadas por construção irregular, desmatamento, falta de registro de atividade no Cadastro Técnico Federal, utilização de agrotóxicos de forma irregular e em quantidades acima do permitido pela legislação ambiental. Também foram apreendidas diversas máquinas e equipamentos.

As feiras livres de diversas cidades da região também começaram a ser fiscalizadas com mais frequencia como foi o caso de Umbuzeiro, Remigio, Esperança, Patos, Pocinhos e Puxinanã onde foram apreendidas até esta data por estarem em cativeiro ou sendo comercializadas ilegalmente, 350 aves típicas da região, destacando-se entre as espécies, o concriz, o azulão, galos de campina, canários da terra, sibites, sabiás, periquitos, papagaios e outras variedades, tendo sido aplicadas multas no valor de R$ 200 mil por este tipo de infração.

http://www.ibama.gov.br/2010/04/ibama-deflagra-operacao-sao-jose-na-reg…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.