VOLTAR

Ibama debate com instituições do Rio de Janeiro processo de construção do RQMA

IBAMA - http://www.ibama.gov.br
Autor: Jucier Costa Lima
20 de Set de 2011

Mais um passo foi dado em direção à consolidação do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA Brasil 2011): a Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua), do Ibama, apresentou a proposta do relatório a diversas instituições do estado fluminense no intuito de esclarecer a estratégia e o escopo de redação do documento em reunião na Superintendência do Ibama no Rio de Janeiro na última sexta-feira (16/9).
O RQMA abordará temas prioritários da Política Nacional de Meio Ambiente e da agenda atual do Ministério do Meio Ambiente, tais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, desmatamentos, resíduos sólidos, economia verde e sustentabilidade.

Para elaborar o RQMA, o Ibama criou um grupo de trabalho composto por analistas ambientais da Coordenação Geral de Gestão da Qualidade Ambiental e por pontos focais da Diqua e demais diretorias, das superintendências do instituto e do Ministério do Meio Ambiente com a função de capturar os dados e acionar colaboradores e instituições potencialmente parceiros na realização do projeto - organizações não-governamentais, instituições de ensino superior e pesquisa e órgãos dos governos municipais, estaduais e federal.

A abertura da reunião deu-se em Brasília por videoconferência com a fala do diretor de Qualidade Ambiental, Fernando da Costa Marques, que, acompanhado do coordenador-geral de Gestão da Qualidade Ambiental, Cláudio Orlando Liberman, e de técnicos da Diqua, agradeceu o empenho das instituições envolvidas na realização do RQMA e ressaltou a importância desse instrumento no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20).

Representaram o Ibama no Rio de Janeiro o coordenador técnico do RQMA, João Câmara, e a analista ambiental Carolina Gonçalves Abreu, que expuseram os aspectos técnicos do relatório, obtendo dos participantes, em contrapartida, o compromisso de contribuir ativamente para seu processo de construção, a exemplo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que assumiu a redação do tema "Aspectos sociais e econômicos".

Segundo João Câmara, "os representantes elogiaram a iniciativa do Ibama na construção coletiva e compartilhada do RQMA, assim como elogiaram a qualidade do trabalho em curso, o que, segundo eles, deverá produzir um relatório de excelente nível".

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-debate-com-instituicoes-do-rio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.