VOLTAR

Ibama cria o Conselho Consultivo da Flona de Saracá-Taquera/Pará

Radiobrás
26 de Jul de 2002

Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Sacará-Taquera - PA foi constituído oficialmente pela presidência do Ibama com a finalidade de contribuir para a efetiva implementação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. O presidente do conselho é o chefe da Flona, Vitor Hugo Cantarelli. O Plano de Manejo vai ser finalizado no final do ano.

A criação do Conselho Consultivo mobilizou as prefeituras dos municípios abrangidos pela Flona de Saracá-Taquera, a fim de identificar parceiros potenciais. Nos encontros foram apresentadas as normas vigentes para as Flonas, os objetivos, as atribuições e as finalidades do Conselho; a importância da gestão participativa, bem como o papel do conselho na elaboração do Plano de Manejo.

Plano de Manejo é um documento técnico contendo o zoneamento e as normas ambientais para o uso correto da área e dos respectivos recursos naturais, além da indicação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade de conservação.

O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Saracá-Taquera é composto por representantes das seguintes instituições: Ibama, Secretaria Municipal de Agricultura do município de Terra Santa, Câmara Municipal de Terra Santa, Associação dos Produtores Rurais da Serra (APRUS), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Terra Santa (STR), Associação Comunitária de Preservação do Meio Ambiente de Urubutinga, Chuedá e Alemã (ASSUCAMA), Prefeitura Municipal de Faro, Câmara Municipal de Faro, Colônia de Pescadores Z-65 de Faro, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Faro, Associação dos Pequenos e Médios Agricultores e Criadores de Faro, Prefeitura Municipal de Oriximiná, Câmara Municipal de Oriximiná, Associação das Comunidades dos Pescadores Rurais do Médio lago Sapucuá (ACPLASA), Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos de Oriximiná e do Sindicato dos Trabalhadores de Oriximiná (STR).

Elaboração do Plano de Manejo - A elaboração do Plano de Manejo da Flona de Saracá-Taquera começou no primeiro trimestre de 2000, com a apresentação do Termo de Referência pela Mineração Rio Norte. Após a aprovação do Termo de Referência pelo Ibama, a Mineração Rio Norte contratou a STCP Engenharia de Projetos Ltda para realizar o levantamento bibliográfico e os estudos que subsidiam a proposta do Plano de Manejo.

Paralelamente, o Ibama realizou importantes encontros com as instituições interessadas e/ou envolvidas com a Flona de Saracá-Taquera e com as lideranças dos municípios de abrangência da Flona - Oriximaná, Terra Santa e Faro, para formar o Conselho Consultivo conforme os termos estabelecidos na Lei 9.985/00, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Foi realizada, também a Oficina de Planejamento Participativo, com a finalidade de recolher subsídios para a elaboração do Plano de Manejo a partir de uma ampla análise da situação atual da Flona, bem como para a criação de uma matriz de propostas de atividades para a implementação do PM.

Na última reunião, com os integrantes que mais tarde formariam o Conselho Consultivo da Flona, foi apresentado e discutido o Plano de Manejo que começava a se concretizar. Os documentos desses encontros e estudos realizados pela consultoria contratada estão balizando o Plano de Manejo da Flona de Saracá-Taquera. O Plano vai apresentar seis capítulos: apresentação, aspectos gerais, análise temática da Unidade de Conservação (meios abiótico, biótico e antrópico), análise integrada da Unidade de Conservação (diagnóstico), zoneamento, e programas de manejo.
(-Radiobrás-Brasília-DF-26/07/02)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.