VOLTAR

Ibama contesta

OESP, Fórum dos Leitores, p. A3
Autor: COSTA, Gilberto G.
23 de Dez de 2005

Ibama contesta

Esclarecemos os leitores do Estado quanto às afirmações do editorial Burocracia pára pesquisa
(19/12, A3): 1) O texto omite que este ano o Ibama concedeu mais de 700 licenças para coleta de material biológico para fins científicos e para execução de pesquisas em unidades de conservação. Em relação ao acesso ao patrimônio genético, foram concedidas 96 autorizações. 2) Para a elaboração da proposta de instrução normativa de coleta de material biológico com finalidade científica ou didática o Ibama recebeu sugestões, críticas e comentários enviados por 85 instituições e pesquisadores e convidou 13 sociedades científicas, o CNPq, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério Público. 3) O prazo do dia 15 de janeiro é para as sociedades científicas apresentarem comentários sobre a proposta instrução normativa.

Gilberto Costa, coordenador de Comunicação do Ibama
Brasília

N. da R.- Se os números apresentados pelo Ibama fossem convincentes, a comunidade científica brasileira não estaria em rota de colisão com o órgão e a proposta de instrução normativa do governo já teria sido endossada pelos cientistas e pesquisadores em maio, quando sua versão original foi apresentada, não havendo a necessidade de ser reformulada e reavaliada oito meses mais tarde.

OESP, 23/12/2005, Fórum dos Leitores, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.