VOLTAR

Ibama apreende uma tonelada de peixe no Amazonas

IBAMA - http://www.ibama.gov.br
14 de Dez de 2011

Uma tonelada de pescado ilegal (tucunarés, surubins, pacu, pirarara) foi apreendida por fiscais do Ibama no Amazonas durante operação no rio Jauaperi, em Novo Airão (AM), na semana passada. Foram apreendidas quatro embarcações e autuados os responsáveis.

Há três anos, o rio Jauaperi está interditado por ordem judicial para pesca comercial e esportiva. Somente é permitido pegar peixes para fins de subsistência. Antes dessa decisão judicial, vigorou, por cinco anos, um acordo de pesca que autorizava todo tipo de captura de peixes, mas o Ibama não o renovou por causa do descumprimento das regras estabelecidas. Assim, a região voltou a se submeter às normas gerais envolvendo época de defeso, métodos de captura e tamanho mínimo do peixe, válidas para todos os estados.

Desde o fim do acordo de pesca, o Ibama vem realizando operações na região. Entretanto esta é a primeira vez em que se consegue flagrar os pescadores e apreender o produto ilegal. O superintendente do Ibama no Amazonas, Mário Lúcio da Silva Reis, atribuiu o resultado à estratégia de iniciar a operação a partir da BR-174, descendo o rio Jauaperi através da terra indígena Waimiri-Atroari, contando com os índios como guias, até chegar ao ponto em que encontraram as embarcações, próximo à divisa com o rio Negro.

Desta forma, a fiscalização do Ibama conseguiu surpreender as embarcações. "Driblamos a possibilidade de os próprios moradores repassarem aos pescadores informações sobre a operação", afirmou. Segundo ele, este fator era um dos principais responsáveis pela dificuldade de apreensão de embarcações, aliado ao fato de o rio possuir muitos igarapés, ramais e ilhas, o que permitia aos infratores encontrarem esconderijos e escaparem da fiscalização.

O superintendente também observa que o combate à pesca ilegal no Jauaperi beneficia os índios. Ele assegura não haver pesca dentro da terra indígena, mas os peixes consumidos pelos índios são migratórios e costumam desovar na área onde atuam os pescadores ilegais.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/ibama-apreende-uma-tonelada-de-peixe…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.