VOLTAR

Ibama apreende cinco tratores em desmate com 'correntão' no Pará

IBAMA - http://www.ibama.gov.br
Autor: Nelson Feitosa
20 de Abr de 2011

O Ibama interrompeu nesta sexta-feira (14/04) o desmatamento por "correntão" de 226,30 hectares de mata nativa em regeneração na reserva legal da fazenda União, em Cumaru do Norte, no sudeste do Pará. Na ação, cinco tratores e uma corrente com 85 metros de comprimento foram apreendidos. Além de ter a área embargada para qualquer atividade agropecuária, o proprietário recebeu multa de R$1,1 milhão por impedir a recuperação da floresta.

Os fiscais flagraram o desmate ao sobrevoar a região, próxima a uma das fazendas ocupadas pela operação Disparada. Tratores arrastavam a corrente, com elos de mais de 45 centímetros de diâmetro, colocando a vegetação abaixo por onde ela passava. Este tipo de desmatamento, conhecido como "correntão", é dos mais agressivos que existem para o meio ambiente.

Com quase 31 mil hectares de extensão, a fazenda fazia o desmate ilegal em sua reserva legal para ampliar uma plantação de teca (Tectona grandis), árvore exótica (originária da Ásia) que vem sendo muito cultivada na região Amazônica para a produção de madeira.

http://www.ibama.gov.br/archives/15362

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.