VOLTAR

Ianomâmis vão denunciar más condições na Europa

OESP, Nacional, p. A9
09 de Out de 2007

Ianomâmis vão denunciar más condições na Europa
Líderes falam sobre saúde indígena no Brasil ao Parlamento britânico e querem marcar reunião com primeiro-ministro

Jamil Chade

Representantes dos ianomâmis vão denunciar ao Parlamento britânico a situação vivida pela tribo no Brasil e pretendem se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, para pedir que Londres tome atitudes para ajudar a proteger os direitos dos indígenas.

Na próxima semana, Davi Kopenawa Ianomâmi e seu filho, Dario, farão um tour pela Europa para emitir um alerta sobre as condições de saúde e apelar por ações concretas.

A viagem dos líderes indígenas está sendo organizada pela entidade britânica Survival International e incluirá também uma visita à Alemanha. Diante dos deputados britânicos, Davi vai expor pontos de um relatório que aborda a situação da saúde dos povos indígenas na floresta amazônica.

Segundo dados sobre as condições de saúde, não são apenas os ianomâmis que sofrem no Brasil. Uma das acusações é que muitos indígenas estão sendo obrigados a trabalhar na colheita de cana-de-açúcar e soja na Região Centro-Oeste. Mesmo assim, o que ganham não é suficiente para manter suas famílias.

No caso do povo indígena guarani, o relatório trará denúncias de má nutrição e acusará o governo brasileiro de não dar resposta adequada ao problema. Segundo a entidade, os problemas de saúde com os guaranis estão sendo notados tanto no Brasil como na Argentina.

Caso Brown não receba os líderes ianomâmis, a estratégia será entregar uma carta ao primeiro-ministro pedindo que o Reino Unido ratifique uma convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê a proteção de direitos das tribos.

Clima

Com a nova onda de campanhas na Europa em função das mudanças climáticas, a Amazônia volta a ganhar a atenção da opinião pública. Deputados alemães e ingleses querem saber não apenas a situação dos indígenas, mas também o que está sendo feito em relação à exploração de madeira na região.

Na Organização das Nações Unidas (ONU), comitê avalia as reservas indígenas no Brasil. Já no Parlamento Europeu, reuniões estão sendo promovidas para debater o uso da floresta e eventual desmatamento para a produção de cana-de-açúcar.

OESP, 09/10/2007, Nacional, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.