VOLTAR

I Rodada de Negócios dos Planos de Manejos da RDS do Uatumã gera bons resultados

SDS - www.sds.am.gov.br
Autor: Nívia Rodrigues / Daniela Feitosa
23 de Abr de 2010

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) realizou, no último dia 17 de abril, a I Rodada de Negócios, para a comercialização de madeira, proveniente dos 13 Planos de Manejo Florestal da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, no auditório da prefeitura de São Sebastião de Uatumã (a 200 quilômetros de Manaus). O evento teve por objetivo promover uma pré-intenção de compra e venda entre os detentores de Plano de Manejo da RDS e o pólo moveleiro do município, um total de 1000 metros cúbicos de madeira de diferentes espécies.

A madeira negociada por meio da Rodada de Negócios, tinha origem legal aprovada pelo orgão licenciador Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (IPAAM). Dos 13 Planos de Manejo Florestal, foram negociados seis.

De acordo, com o coordenador do CEUC, Domingos Macedo, o evento proporcionou uma melhor atuação do pólo moveleiro na cidade. "A comercialização da madeira irá beneficiar cerca 60 famílias, provenientes dos seis planos de manejo", revela o coordenador.

As negociações foram realizadas por meio de carta de intenção entre o vendedor e o comprador, com prazo de validade de 30 dias a contar da data de assinatura, vencendo o prazo, o detentor da madeira fica livre a outras negociações.

Segundo, Crystianne Barbosa, técnica do CEUC que coordenou o evento, a oportunidade de troca de experiências e a aproximação com o setor comercial animou os produtores. "Foi a primeira vez no município que os produtores tiveram a chance de ver o esforço reconhecido com a venda de madeira manejada", disse. Como resultado, foram negociados um total de 80,60 metros cúbicos de madeira serrada, com o valor de 7.441 reais negociados.

Com o restante da madeira, será realizado a II Rodada de Negócios, ainda no mês de maio, no municipio de Presidente Figuereiro.

Além do CEUC/SDS, participaram do evento o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Secretária Executiva Adjunta de Florestas e Extrativismo (SEAFE), orgão vinculado a SDS; e ainda, Prefeitura Municipal; Câmara Municipal e a Associação dos moradores da RDS do Uatumã e a Cooperativa dos Moveleiros de Uatumã.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.