O Globo, Economia, p. 22
02 de Jul de 2013
HRT reduz exploração de petróleo no Amazonas
Empresa criou comitê para avaliar a venda de ativos
SÃO PAULO - A empresa de petróleo e gás HRT reduziu "significativamente" o programa exploratório na Bacia do Solimões, na Amazônia, e criou um comitê especial para avaliar potenciais vendas de ativos. A HRT opera e detém 55% de 21 blocos na Bacia do Solimões, e sua atividade exploratória é parte de parceria com a TNK-Brasil, subsidiária da russa TNK-BP, uma das maiores petrolíferas do mundo. As ações da empresa fecharam em queda de 6,87%, a R$ 2,44.
A empresa concluiu em janeiro testes confirmando o potencial de dois blocos, abrindo "uma grande perspectiva exploratória" para outras áreas na Bacia do Solimões. Mas, em maio, disse que o poço 1-HRT-11-AM, no prospecto Cajazeira, naquela bacia, foi considerado "seco", após a conclusão da perfuração.
Os ativos na Amazônia são centrais para a HRT, segundo informação do site da empresa, que diz ainda que a companhia "pretende consolidar o Amazonas como um grande polo produtor de óleo e gás no país". Na nota de nesta segunda-feira, a companhia não deu detalhes sobre o programa no Solimões, dizendo apenas que ele "foi revisto e significativamente reduzido em virtude dos recentes resultados".
Em relatório divulgado também nesta segunda-feira, o HSBC disse que a empresa ainda precisa entregar resultados para dar confiança ao mercado sobre sua geração de caixa. O boletim destacou ainda que o programa de explorações da HRT é "mais arriscado" que o de seus pares e que a pouca disponibilidade de recursos pode limitar os investimentos da empresa.
Perfuração adiantada
A HRT acrescentou ainda, na nota, que a perfuração em andamento na Namíbia, no poço Murombe-1, está à frente do cronograma previsto e com custos inferiores. "O poço deve ser concluído no início de agosto", disse a empresa.
A HRT também atualizou dados sobre o campo de Polvo, na Bacia de Campos. "O plano de transição do campo de Polvo também foi avaliado tendo como meta concluir a transferência da operação do campo no quarto trimestre de 2013."
A companhia anunciou a compra de 60% de participação no campo de Polvo da BP Energy do Brasil, em maio.
O comitê criado pelo Conselho de Administração vai avaliar, além da venda de ativos, alternativas de "desenvolvimento inorgânico" para a HRT, segundo a nota. "Até o fim de julho de 2013, o Comitê deverá apresentar recomendações para o Conselho de Administração com os potenciais caminhos para maximizar o valor para os acionistas da HRT."
O Globo, 02/07/2013, Economia, p. 22
http://oglobo.globo.com/economia/hrt-reduz-exploracao-de-petroleo-no-am…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.