VOLTAR

Hospital da Criança, em Roraima, recebe incentivo para atendimento a indígenas

Bahia notícias https://www.bahianoticias.com.br
04 de Dez de 2018

O Hospital da Criança Santo Antônio, localizado em Boa Vista (RR), receberá R$ 510,6 mil anuais do Ministério da Saúde, referente ao Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE-PI). Segundo a pasta, o estabelecimento foi habilitado para receber o IAE-PI por prestar atendimento de forma diferenciada aos indígenas da região, conforme sua cultura e costumes.

O Secretária Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Marco Toccolini, explicou que, para habilitação do incentivo, o estabelecimento de saúde precisa construir um Plano de Metas e Ações(PMA), "a partir de objetivos descritos em Portaria que estimula as unidades de saúde a desenvolver metas relacionadas a adequação de ambiência, acesso dos cuidadores tradicionais e valorização das medicinas tradicionais indígenas, a promoção de atividades educacionais entre as equipes do DSEI e profissionais dos estabelecimentos, além de ações voltadas a gestão da clínica para atenção diferenciada".

O Hospital Santo Antônio é uma das principais unidades de referência dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Leste Roraima e Yanomami para o atendimento de média e alta complexidade do estado e faz parte do fluxo de assistência de acesso as Casas de Saúde Indígena (CASAI) desses dois DSEIs. A unidade possui um profissional intérprete, que facilita o diálogo entre pacientes indígenas e a equipe multiprofissional.

O recurso será repassado na modalidade Fundo a Fundo em 12 parcelas mensais, sendo a primeira equivalente a 20% do valor total aprovado para o período. Os 80% restantes serão divididos em 11 parcelas iguais. O recurso começa a ser repassado a partir deste mês de dezembro.

https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/22052-hospital-da-crianc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.