VOLTAR

Homologação será em área única, diz presidente da Funai

Jornal Brasil Norte-Boa Vista-RR
Autor: Ivo Gallindo
07 de Fev de 2003

Em sua primeira viajem oficial, Eduardo Aguiar veio conhecer de perto algumas questões em Roraima e prometeu apoio aos índios

Eduardo Aguiar: "A demarcação foi feita em área única, inclusive com portaria ministerial. Não há cabimento em ser descontínua"

O ministro chefe da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Eduardo Aguiar, e o assessor do Ministério da Justiça, Cláudio Beirão, participaram na manhã de ontem da 32ª Assembléia Geral dos Tuxauas de Roraima, com o tema 'Povos Indígenas e o Respeito ao Meio Ambiente'. O evento está acontecendo desde anteontem na comunidade do Pium, região do Taiano, município de Alto Alegre, sob a organização do Conselho Indígena de Roraima (CIR), tendo o apoio direto do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Às autoridades federais, os tuxauas apresentaram reivindicações, especialmente quanto à demarcação de terras no Estado. Ao se posicionar sobre a homologação da reserva Raposa/Serra do Sol, cuja discussão gira em torno da definição em ilhas ou de forma contínua, Eduardo Aguiar enfatizou aos indígenas ligados ao CIR que a defende em área única. "A demarcação foi feita assim, inclusive com portaria ministerial.

Não há cabimento em ser descontínua", frisou o presidente da Funai.
De acordo com ele, o modelo deve representar um orgulho para o Brasil e para Roraima. "Não ao contrário como alguns querem propagar", declarou Eduardo Aguiar, ressaltando que a anunciada mudança de política indigenista não significa se deixar como um dos pontos principais a questão territorial para se voltar ao lado humanista: às necessidades básicas dos índios.
"Ainda há muito a ser feito em termos de terras indígenas e o faremos. Agora, é preciso fiscalizar essas áreas e investir em desenvolvimento, além de outras questões que devem se trabalhadas. Temos uma postura de encarar dificuldades de frente até porque não faz sentido ficarmos empurrando problemas com a barriga. Afinal, existem leis a se respeitar", salientou.

Vitória
O coordenador do CIR, Jacir José de Souza, um dos coordenadores do evento, comemorou a declaração do presidente da Funai, considerando-a uma vitória dos índios, apesar de ainda não ter sido concretizada a homologação. Na opinião dele, a reserva Raposa/Serra do Sol em área única é atualmente o principal anseio da população indígena de Roraima.

Sobrevôo
Após o fim da reunião no Pium, a comitiva do Governo Federal sobrevôo parte da Raposa/Serra do Sol, incluindo a parte onde estão os arrozais. Nilmário Miranda, Eduardo Aguiar e Cláudio Beirão participaram de outro encontro no malocão do Centro Macunaíma, nas margens da BR - 174, no município de Pacaraima, com cerca de 300 indígenas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.