VOLTAR

Homem é morto a tiro na Terra Indígena alvo de ação de retirada de invasores no Pará

G1 Pará - https://g1.globo.com
17 de Out de 2023

Corpo foi encontrado nas proximidades da Vila Renascer, em São Félix do Xingu, na TI Apyterewa.
Por g1 Pará - Belém

17/10/2023 13h08 Atualizado há 22 horas

Um homem morreu dentro da Terra Indígena Apyterewa, no sul do Pará. A área é alvo de uma operação de retirada de invasores - a chamada desintrusão.

Oseias dos Santos Ribeiro foi encontrado morto em área de mata nas proximidades da vila Renascer, em São Félix do Xingu, dentro da TI. A morte é investigada.

Testemunhas afirmam que ele teria sido atingido por um disparo de arma de fogo. Uma equipe da Polícia Científica de Marabá foi acionada para realizar a perícia.

O g1 solicitou infromações sobre o caso à políocia e também para a Secretaria-Geral da Presidência e aguarda retorno.
Desde outubro, a Terra Indígena Apyterewa e também a TI Trincheira Bacajá passam por uma operação coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência com apoio da Força Nacional de Segurança, que está na área. Ambientalistas e moradores dizem que o clima é de tensão.

As ações cumprem decisões da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), para resgatar um direito adquirido, há quase 30 anos, pelos povos originários - que é o de usufruir integralmente dos territórios que habitam.

As TIs atravessam quatro municípios do Pará - São Félix do Xingu, Altamira, Anapu e Senador José Porfírio, no sudoeste do estado. São quase 2.500 indígenas de 51 aldeias vivendo nas duas áreas. No entanto, a presença de invasores prejudica o meio ambiente, ameaçando a caça, pesca e ainda gera conflitos dificultando a sobrevivência dos indígenas.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/10/17/homem-e-morto-a-tiro-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.