VOLTAR

Homem é detido ao fazer terraplanagem ilegal em terreno de Cemitério Indígena em Manaus

G1 - https://g1.globo.com
10 de Set de 2019

Local possui mais de 1.500 mil anos e é considerado Patrimônio da União.

Um homem de 32 anos foi detido ao fazer uma terraplanagem irregular em terreno de um Cemitério Indígena Pré-Colombiano situado em área do bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, na noite desta segunda-feira (9). Segundo a polícia, o local possui mais de 1.500 mil anos e é considerado Patrimônio da União.

Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima foi feita para o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, por volta de 21h, sobre a terraplanagem irregular que estaria sendo feita no Cemitério Indígena Pré-Colombiano.

Ao chegar no local indicado, os policiais detiveram em flagrante um homem de 32 anos de idade que estava atuando como mandante da terraplanagem. Segundo a polícia, ele não apresentou a devida licença dos órgãos ambientais para executar o procedimento que colocava em risco o Sítio Arquelógico protegido por Lei.

A área em questão tem cerca de 20.000 metros quadrados que está sendo ocupada por invasores e, no momento da chegada dos policiais, o homem estava em posse de uma retroescavadeira em pleno funcionamento e fazia a abertura de uma estrada no local.

Após ser detido, o operário informou que a negociação da obra de terraplanagem da estrada estaria sendo financiada por terceiros e invasores infiltrados no local. Os policiais observaram também que alguns trechos da estrada já estavam definidos e concluídos.

Foi constatada ainda a existência de impactos ambientais causados no local da terraplanagem em torno do sítio arqueológico.

O homem foi encaminhado ao 6o Distrito Integrado de Polícia (DIP) juntamente com os equipamentos utilizados na terraplanagem e deve responder por crime contra o patrimônio histórico.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2019/09/10/homem-e-detido-ao-f…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.