VOLTAR

Holandeses vão investir na bacia do Rio Xingu

OESP, Vida, p. A36
06 de Dez de 2007

Holandeses vão investir na bacia do Rio Xingu

Cristina Amorim

Bali - O banco holandês Rabobank, o maior financiador internacional de agronegócios, deve anunciar em breve um projeto de reflorestamento da bacia do Rio Xingu para neutralizar emissões de carbono. O potencial inicial seria de apenas R$ 150 mil, aplicado em um projeto-piloto de recuperação de matas ciliares e neutralização dos gases-estufa emitidos em atividades da própria companhia.

Contudo, eventualmente, ele pode crescer para um investimento de dezenas de milhões de reais por ano, englobar a emissão de clientes e incluir o desmatamento evitado da floresta no portfólio, disse ontem a jornalistas o pesquisador Daniel Nepstad, do Centro Woods Hole de Pesquisa.

O incentivo financeiro a projetos que evitem o desmatamento das florestas tropicais é um dos tópicos mais quentes que estão sendo discutidos na 13ª Conferência do Clima, em Bali. O Brasil, apesar de ter o maior estoque florestal do mundo, opõe-se a qualquer tipo de mecanismo de mercado ou fundo que alimente tal sistema.

As plantas em crescimento absorvem carbono da atmosfera por meio da fotossíntese. Esse carbono fica então incorporado aos tecidos vegetais - "fixado", como dizem os cientistas. A idéia dos projetos de neutralização de emissões é plantar árvores para retirar da atmosfera o carbono que é emitido por atividades industriais e queima de combustíveis fósseis.

OESP, 06/12/2007, Vida, p. A36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.