VOLTAR

Hoje é comemorado o Dia do Pantanal; o bioma é uma das maiores áreas úmidas do planeta

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br
Autor: Maíra Heinen
12 de Nov de 2017

Hoje é comemorado o Dia do Pantanal; o bioma é uma das maiores áreas úmidas do planeta

Maíra Heinen - Radioagência Nacional

"É um lugar onde o pulso da água faz a nossa vida ser tocada."

No coração da América do Sul, o Pantanal é o lugar onde a água dita o ritmo de animais, plantas e homens, como explicou Laércio Sousa, morador da região.

O bioma é uma das maiores áreas úmidas contínuas do planeta, localizada nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, se estendendo para Bolívia e Paraguai.

Um mosaico, com influências diretas da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica, que encanta pela biodiversidade e beleza.

Mas a área corre riscos. O coordenador do programa Cerrado Pantanal, da organização WWF Brasil, Júlio César Sampaio, traz alguns dados preocupantes sobre desmatamento na região.

Há 20 anos trabalhando com o tema, o pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisas do Pantanal, Paulo Teixeira de Sousa Júnior, alerta para outros problemas que afetam o bioma.

Mundialmente, com as previsões mais catastróficas, o aquecimento global provocaria a secagem de 85% das áreas úmidas do planeta, liberando uma quantidade muito alta de gás carbônico na atmosfera, piorando as mudanças climáticas.

Regionalmente, Paulo Teixeira aponta os prejuízos que o alto número pequenas centrais hidrelétricas na região e a agropecuária mal-executada, podem causar.

O pantaneiro Laércio Sousa acredita que a proteção do Pantanal está na pecuária tradicional feita há cerca de 300 anos, respeitando os ciclos da região.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, Apenas 4,6% do Pantanal encontram-se protegidos por unidades de conservação, dos quais 2,9% correspondem a UCs de proteção integral e 1,7% a UCs de uso sustentável.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2017-11/hoje-e-comem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.