VOLTAR

Histórias dos povos indígenas do Brasil estão online, ao alcance de todos

IPHAN - portal.iphan.gov.br
30 de Set de 2013

Histórias dos povos indígenas do Brasil estão online, ao alcance de todos

A população indígena no Brasil no século XVI era estimada entre 2 e 4 milhões de pessoas, pertencentes a mais de mil povos diferentes. O antropólogo Darcy Ribeiro afirma que desapareceram mais de 80 povos indígenas somente na primeira metade do século XX, sendo que a população total teria diminuído, de um milhão para 200 mil pessoas. No entanto, o que os censos vêm demonstrando é que houve uma recuperação demográfica dos povos indígenas a partir da década de 1980. Segundo o Censo IBGE 2010, os mais de 230 povos indígenas somam quase 900 mil pessoas. Destes, 324,8 mil vivem em cidades e 572 mil em áreas rurais, o que corresponde a 0,47% da população total do país.
Esses dados são do Site Povos Indígenas no Brasil, criado há 16 anos pelo Instituto Socioambiental (ISA) com o objetivo de dar visibilidade aos povos indígenas e seu patrimônio cultural por meio de informações qualificadas e disponíveis online. O projeto Site Povos Indígenas é vencedor da categoria Comunicação e Mobilização Social da 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Criado em 1987, o prêmio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Em pleno século XXI e na era da revolução das relações sociais em rede, a grande maioria dos brasileiros ainda ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país e que ainda são alvo de preconceitos e discriminações. Ao articular redes de pesquisadores para disponibilizar informações de qualidade, acessíveis pela internet, o site com a Enciclopédia dos Povos Indígenas realiza um trabalho crucial para a educação sobre os patrimônios culturais dos povos indígenas e sua valorização.
Mas, dar visibilidade aos povos indígenas e seu patrimônio cultural ainda é um desafio. O projeto exerce uma ação de comunicação que tem contribuído para o reconhecimento e valorização da diversidade de povos indígenas existentes no Brasil, ainda pouco conhecida dentro e fora do país. A farta produção de colaboradores disponibilizada online já reúne 187 verbetes e abarca 204 povos indígenas, além de 170 artigos temáticos. A beleza e a qualidade das 2,4 mil imagens que compõe a galeria online também merecem destaque. Hoje o site em português, espanhol e inglês é a principal fonte de informações qualificadas na internet sobre o tema, com mais de três milhões de páginas visualizadas por ano, em 194 países, sendo fonte de informações para crianças e adultos, trabalhos escolares e acadêmicos, leigos e especialistas. Com o lema é preciso conhecer para cuidar e preservar, o Site Povos Indígenas pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://pib.socioambiental.org/pt.
Fonte: Ascom - IPHAN

IPHAN, 30/09/2013

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18021&sig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.