VOLTAR

História transformada em imagens

Diário Catarinense - www.clicrbs.com.br
30 de Ago de 2010

O resgate da história oral, por meio de fotografias, da comunidade tradicional da Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé e entorno, em Florianópolis, é tema de mostra fotográfica que será aberta hoje à noite, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa de SC.

A exposição, organizada pelo curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Força Ambiental de Santa Catarina, retrata uma comunidade que vive e se mantém na cultura e tradição da pesca.

- Buscamos contribuir para o fortalecimento do sentido de pertencimento, daquela comunidade, dando a ela um rosto que pode ser reconhecido e conhecido por todos os setores da sociedade. Ela serve como registro da existência de uma comunidade tradicional na região, fato negado por órgãos e autoridades - diz Helia Farías Espinoza, curadora da mostra.

Ela detalha que o trabalho da Univali com a comunidade da região iniciou em 2000, por meio do Laboratório de Ecologia da Vegetação Costeira, realizando levantamentos e estudos a respeito do Manguezal do Rio Tavares, próximo a Costeira do Pirajubaé. O trabalho foi ampliado em 2009, com o apoio do Laboratório de Educação Ambiental da Univali que desenvolve, no local, programa de Educação Ambiental para o fortalecimento da participação das comunidades afetadas pelo empreendimento, na gestão ambiental e conservação do patrimônio natural e cultural da região.

Reserva Extrativista ainda não tem plano de manejo

Todas as ações realizadas na região buscam a união da comunidade para a construção de projeto de desenvolvimento sustentável e a criação de conselho deliberativo para a Reserva Extrativista Marina de Pirajubaé, criada por decreto presidencial em 1992, e que ainda não possui plano de manejo.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.